O Observatório

www.observatorio.se.gov.br

No ciclo de governança atual, as diretrizes do planejamento estratégico apontam para um modelo de gestão focado na integração de políticas públicas através da modernização tecnológica e do redesenho da infraestrutura de dados e informações gerais sobre o estado nas temáticas econômica, social, geográfica, cartográfica e estatística, e sobre as políticas públicas no estado.

Para tanto, a SEPLAG apostou na reforma e reestruturação da Superintendência de Estudos e Pesquisas (SUPES), que tem o papel de desenvolver uma infraestrutura de dados e informações gerais sobre o estado, abrangendo a elaboração de estudos, pesquisas, estatísticas, levantamentos geográficos, cartográficos e de geoprocessamento aplicados às políticas públicas.

A idéia é formar bases de conhecimento nessas áreas para subsidiar primeiramente o planejamento governamental, o desenvolvimento e a gestão de políticas públicas, e, não menos importante, permitir que a população sergipana possa conhecer melhor o seu estado, condições fundamentais para o desenvolvimento social e econômico de Sergipe.

Nesse contexto surge o Observatório de Sergipe, que tem na modernização tecnológica e na disseminação da informação duas premissas fundamentais. Assim, figura como o método de atuação da Supes para enfrentar os desafios do novo ciclo de gestão, calcado na integração das políticas públicas, na consolidação da participação popular e na modernização da gestão pública.

OS NÚCLEOS

Os núcleos são as células de desenvolvimento dos estudos e análises dentro do Observatório. Apesar de subdividido três (Geografia e Cartografia; Economia; Estatística), os núcleos tem na interdisciplinaridade o fator diferencial, resultando em produtos capazes de subsidiar a elaboração de politicas públicas, além de disseminar ao público em geral dados e informações sobre a realidade do espaço geográfico e da sociedade sergipana.

Núcleo de Estatísticas

Coleta, agrupa e disponibiliza informações estatísticas, sociais e econômicas sobre Sergipe , com vistas a subsidiar o planejamento estadual e atender a solicitações da sociedade.

Núcleo de Geografia e Cartografia

Coordena a produção e o geoprocessamento de informações geográficas e cartográficas, realizando estudos geográficos sobre Sergipe, visando subsidiar as políticas governamentais e disponibilizar as informações produzidas à sociedade.

Núcleo de Economia

Coordena a elaboração de pesquisas, diagnósticos, estudos econômicos, sociais, conjunturais, demográficos, setoriais, municipais e territoriais com vistas à formulação e avaliação de políticas e dos resultados das intervenções governamentais.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s