Observatório de Sergipe apresenta Cartas Imagens de sedes municipais sergipanas

O Observatório de Sergipe apresenta à sociedade uma série de Cartas Imagem de 62 sedes municipais sergipanas.  Estas cartas são resultantes do trabalho realizado a partir dos dados da Base Cartográfica de Sergipe 2010, com o objetivo de apresentar mais um produto que contribua para o conhecimento do território e para o gerenciamento de políticas públicas.

A Carta Imagem apresenta uma série de informações geográficas e tem o importante papel na identificação, mapeamento e entendimento dos processos que atuam sobre o espaço geográfico, servindo como suporte ao ordenamento do território em escala municipal.

Para a elaboração das 62 Cartas Imagem foram utilizados dados provenientes do mapeamento aerofotogramétrico de Sergipe, como logradouro (ruas, estradas), edificação (prédios públicos e de importância para as comunidades locais, etc.). Também foram levadas em consideração informações sobre área urbana como localização de praças, estádios, dentre outros equipamentos públicos.

A relevância do nível de detalhamento desse produto cartográfico gerado pelo Observatório de Sergipe se dá na medida em que possibilita a visualização da distribuição dos objetos no terreno, e de características específicas de todas as sedes municipais mapeadas; além de permitir o acompanhamento espaço-temporal do crescimento urbano em cada localidade representada.

As 62 Cartas Imagem estão disponíveis para download no site do Observatório de Sergipe, na seção “Geografia e Cartografia de Sergipe”, neste link: http://observatorio.se.gov.br/geografia-e-cartografia-de-sergipe.html. Os usuários deverão clicar na subseção “Bases Cartográficas” e, em seguida, buscar o item “Cartas Imagem”.

A Base Cartográfica de Sergipe, que deu origem às Cartas Imagem, é uma base cadastral das sedes municipais do estado, com fotografias aéreas na escala 1:2000 de vôos realizados entre 2009 e 2010. Alguns dos dados da Base Cartográfica de Sergipe estão disponíveis no site do Observatório de Sergipe. A Base completa está disponível na Superintendência de Estudos e Pesquisas (SUPES) da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLAG).Imagem

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s